14 de agosto de 2011

O Poder da Música - Hackeando Estados Internos

Hoje cedo enquanto navegava na internet (bem cedo por sinal 7 horas da matina) estava eu apenas dando uma olhada em alguns conteúdos da internet com a intenção de logo voltar a dormir. Mas no Facebook um colega compartilhou um vídeo com a música tema do filme Coração Valente. Aconteceu algo impressionante, em poucos segundos senti-me motivado a não voltar mais a dormir e aproveitar o dia (obs: adoro dormir).






Aquela música simplesmente me colocou em um ótimo estado de motivação. Já havia lido sobre isso à algum tempo atrás, mas nunca dado a devida atenção ao fenômeno. A música tem o poder de mudar e intensificar estados. Estados de motivação, felicidade, amor, esperança e vários outros. Mas claro, temos que levar em conta que a personalidade e cultura de cada pessoa influi diretamente em qual estado ela vai alcançar, porém, a tendência é de chegar sempre a estados semelhantes.
  
Em um estudo publicado em 2009, colocaram nativos africanos que nunca haviam escutado radio antes para escutar músicas. O resultado foi que todos os nativos  atingiram estados de felicidade, tristeza, esperança e medo. Iguais aos estados obtidos por pessoas ocidentais.

"Nossas conclusões explicam por que a música ocidental tem tanto sucesso na distribuição musical global, mesmo em culturas musicais que não enfatizam de maneira tão forte o papel das emoções em sua música", afirma um dos autores da pesquisa, Thomas Fritz, do Instituto Max-Planck para Cognição Humana e Ciências do Cérebro, da Alemanha.

"A música é a linguagem dos espíritos."
Agora, como isso pode nos ajudar? Simples. Quando estiver desanimado, ouça aquela música que te motiva. Quando estiver triste, ouça a música que te alegra. Quando estiver cansado, ouça aquela música que lhe dá força. Talvez possa parecer que eu esteja dando conselhos baratos de auto-ajuda, mas funciona!

Uma dica que posso dar é a que vou começar a aplicar. Vou tirar um tempo para ouvir as músicas que mais gosto e ficar atento aos estados que vou atingir. Consciente do estado, vou anota-lo em uma lista do lado do nome da música. E assim, quando precisar acessar algum estado da lista, coloco a música, ou melhor ainda, as músicas para tocar. 

Gostou? Compartilhe conosco suas músicas e seus estados nos comentários. Assim, vamos incrementar nossas próprias listas de músicas para estados específicos ( Uma sugestão para o titulo da sua lista! ).  

"Sem a música, a vida seria um erro."

Emerson Gonçalves

3 comentários:

Fernanda Esposito disse...

essa é a música que escuto quando quero começar um novo projeto! Laura Izibor - "Carousel"

Fernanda Esposito disse...

e para concentração, música erudita comprovadamente o melhor para criatividade! radio mec toca

Emerson U. Gonçalves disse...

Obrigado por compartilhar Fernanda. Realmente, música erudita é ótima para momentos de concentração.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...