25 de março de 2013

COMO NEGOCIAR



É normal ligarmos a palavra negociar somente com processos corporativos como reuniões, vendas, e outras coisas. Mas o ato de pedir também é uma forma de negociar. Quando pedimos alguma coisa, estamos na verdade negociando. Lembre-se da última vez que pediu um favor a alguém, você deve ter seguido mais ou menos essa sequencia: realizou a solicitação, a outra pessoa entrou no processo de decisão, atender ou não atender sua solicitação. Então, digamos que ela tenha aceitado, o que ela sai ganhando? Nada? Nunca, todo mundo sempre faz tudo por algo em troca, nem que esse “algo” seja só saber que a pessoa a considere uma pessoa atenciosa ou apenas para se sentir útil  Enfim, você passou por todas as etapas de uma negociação.

O fato é: estamos sempre negociando. Em casa, no trabalho, na escola, no ônibus  em todo o lugar. E saber negociar é, na grande maioria das vezes, o fator que diferencia uma pessoa que costuma conquistar muitos objetivos da outra que não consegue sair do lugar. Você deve conhecer alguém que sempre consegue o que quer, é bem provável que ela seja muito boa na arte de negociar. E deve conhecer alguém que trabalha muito, é aplicada, mas mesmo assim não alcança suas metas. É bem provavel que ela não saiba negociar muito bem.

Abaixo vou apresentar três dicas de como negociar de forma eficaz

1 – Abordagem correta. As pessoas costumam não atender pessoas que falam muito alto, que ficam enrolando para pedir ou de quem chega e já vai logo pedindo. Estude formas de abordagens eficientes. Ter calma, usar tom de voz apropriado e ser educado são ótimas ações para aumentar suas chances de ser bem sucedido na negociação.

2 – Explique o porquê. Todo mundo, todo mundo mesmo! Faz algo com algum propósito. Se ele não existir não fazemos ou fazemos algo de pouca qualidade. É importantíssimo sempre explicar o porquê do que quer para quem esta pedindo. Se não consegue pensar num porquê, você ainda não esta pronto para negociar com essa pessoa.

 3 – Elogie. Nunca esqueça de elogiar o que fazem por você. Mas para isso siga uma regra muito importante: Elogie sempre o processo ou ação realizada, nunca a pessoa. Isto vai te ajudar muito com suas  outras futuras negociações.

Então, na próxima vez que precisar pedir alguma coisa para alguém, você deve: Saber como pedir, saber o porquê daquilo precisar ser feito e como elogiar quando estiver feito. Desta forma, você terá mais chances de sair bem sucedido em suas negociações. Até mais.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...