O fato de que eu ficava sempre buscando novos aplicativos de produtividade não permitia que eu descobrisse qual era o melhor para mim e o pior, fazia eu perder o foco do único e mais importante fator para aumentar a produtividade: o comportamento.
A solução que encontrei foi entender que a produtividade é conseguida com mudanças de comportamento e não com utilização de aplicativos — hoje utilizo apenas um simples arquivo de texto chamado to-do.txt. Aplicativos são só ferramentas. Usando uma analogia, só o fato de comprar um violão não fará você tocar Tears in heaven. Do mesmo jeito, utilizar o melhor software de gerenciamento de tarefas não tornará você mais produtivo. Você deve mudar, antes de tudo, seu comportamento. E só depois, se for necessário, usar ferramentas.
![]() |
| Liberte-se |
Abaixo vou colocar alguns comportamentos que aumentaram minha produtividade:
Trabalhar na coisa mais chata primeiro
Isso é muio útil, tudo fica muito mais fácil e divertido depois que o pior passa.
Procurar pelo suficientemente bom
A perfeição é o caminho da estagnação. Procure focar no essencial. Primeiro, busque o suficientemente bom. Depois, faça complementos.
Simplificar processos
Complexidade deixa tudo mais lento e tedioso. Torne tudo o mais simples possível.
Evitar distrações
Tenha o costume de se perguntar "o que eu devo fazer agora?", você vai guiar você mesmo para o melhor caminho (e tirar do pior).
Saber dizer não
Quem faz tudo para os outros, não respeita a si próprio. Saber dizer não valoriza você.
Focar em uma tarefa de cada vez
Para finalizar, aqui vai minha dica para você começar a realmente fazer acontecer: esqueça os aplicativos legaizinhos e técnicas mágicas, foque no seu comportamento, será ele que fará você se tornar um ninja no quesito produtividade.


Nenhum comentário:
Postar um comentário